Dicas de SEO

Dicas de SEO

6 10 99
Dicas de SEO 10 6 99

seo-blocks

Search Engine Optimization, cuja abreviação SEO tem sido tão aclamada atualmente, consiste em um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de buscas. Segundo o blog Marketing de Busca, existem fatores internos e externos que irão influenciar este posicionamento.

O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.

Hoje em dia existem diversas empresas especializadas em SEO; afinal quem não quer ser encontrado, principalmente pelo todo-poderoso Google, detentor de 90 % do mercado de ferramentas deste tipo?

Todo blogueiro quer visitas, certo? Já falei sobre duas formas de, digamos, atrair as atenções:

Vejam esta imagem:

estatisticas

Trata-se de um dia de tráfego ao Dicas Blogger. A fatia em azul-marinho representa os visitantes que vierem via Google, a laranja via tráfego direto e a vinho, via outros blogs.

Não sou nenhuma expert no assunto, mas hoje irei repassar duas técnicas que estou usando e ao final do post deixarei alguns links para quem quiser se aprofundar no tema.

OTIMIZAÇÃO DO TÍTULO DO POST

image

No mundo dos mecanismos de busca, tudo gira em torno de palavras-chave. É altamente recomendável que o que você deseja passar ao seu leitor e aos mecanismos de busca já esteja no título do post e de uma forma que os robôs possam entender.

Vocês já devem ter percebido que apesar de escreverem corretamente o título de um post, depois de publicado a url sai toda estranha? O Blogspot aproveita-se do título de um post para montar a URL do mesmo, mas não interpreta os caracteres especiais (cedilha, vírgula, acentos e afins).

Exemplo:

Título: Proteção contra vírus

URL: http://jusardinha.blogspot.com/2008/09/proteo-contra-vrus.html

Outra coisa é que o Blogspot monta a URL de um post utilizando-se de no máximo 32 caracteres do título. Então um post com um título muito longo não será bem aproveitado.

Exemplo:

Título: Protecao contra Virus worms trojans e malwares

URL: http://jusardinha.blogspot.com/2008/09/protecao-contra-virus-worms-trojans-e.html

Mas, Juliana, não vai ficar feio um título sem os caracteres especiais? Com certeza. O que eu faço? Publico sem, a fim de montar a url, depois salvo como rascunho, conserto o título e republico. ;-)

SITEMAP

image

O sitemap é um arquivo em xml com metadados de um site que são relevantes aos mecanismos de busca. Para montar e indexar seu sitemap é necessário se cadastrar no Google Webmaster Tools, que aliás é uma excelente ferramenta para acompanhar algumas estatísticas do seu blog.

Para quem não usa o FeedBurner, basta seguir este tutorial da Nospheratt:

Faça seu sitemap

E para quem usa o FeedBurner, temos um Tutorial Compulsivo:

Sitemap completo no Blogger com FeedBurner

Existem milhares de outras técnicas que irei publicando à medida que eu for testando.

Para quem deseja aprender mais, sugiro a leitura dos seguintes blogs:


37 Comments
Comments
  1. Muito bem Juliana.Muito bem. Ótimo artigo com dicas muito interessante. De grande valia aos bloggers.

    Em off: Não vou linkar, mas escrevi um post hoje de como atingir de 0 a 2000 assinantes de RSS em apenas 90 dias. Na verdade é uma tradução de um artigo da Tina do Think Simple Now.

    Adoraria sua visita e comentários.

    Grande abraço:
    Monthiel

    ResponderExcluir
  2. Menina... Vc respira?! =;b Rsrs
    Nossa!! "Postagem" praticamente todos os dias.
    Excelente dica!

    Beijo.

    *

    *

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana.
    Essa questão de SEO é muito complicada e esses links que você passou são ótimos.
    O problema disso (técnicas de SEO), é o blogueiro saber o que quer. Conheço alguns que não estão nem aí para visitas do Google, mas acham que devem saber.
    No meu blog eu faço de vez em quando uns posts caça Salsinhas baseadas em SEO. Ainda não sei se gosto desse tipo de visitante, mas é bom porque eles são os potenciais clicadores de AdSense.
    Quanto a sitemap e o Google Webmaster Tools, ajudam e muito para o posicionamento. Quando não tinha nenhum dos dois, sempre aparecia no máximo em 5° lugar. Agora, depois de alguns meses usando, já estou em primeiro lugar em diversas pesquisas e também consegui os links de site.
    Parabéns Jú, excelente artigo, como sempre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. monthiel, pode deixar que irei lá. Abraços

    Susy, eu respiro sim, posts(rssss). Brincadeira. Acho que agora vou dar um tempinho. Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Gostei mto do post.
    Belas dicas para iniciantes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Essa do título eu não sabia. Vou começar a fazê-lo do jeito que você explicou.
    Adorei as dicas!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa, né, Cidão? Esta eu estava guardando na manga...hahahaha. Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Oi Juliana,

    Essas dicas são de mais, também não conhecia a do título, agora já sei o que fazer para melhorar a url, odeio quando algumas letras são cortadas devido a falta de caracteres. =p

    Tenho que criar um sitemap, mas o tempo está muito curto e pelo que ví, parece um pouco complicado.

    T+

    ResponderExcluir
  9. Ja tinha prestado atenção sobre as urls mais não sabia que era tão importante assim mais uma que aprendi no DB muito Bom Juliana parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Hoje usei sua tática.. salve primeiro o post para depois publicar.. o resultado foi um título muito bacana. Sem cortes.

    Tks
    Monthiel

    ResponderExcluir
  11. Ótimo, Juliana! Você é espetacular. Não tinha pensado ainda sobre este grande problema. Graças a você, já posso resolver antes mesmo de querer resolver. (risos)
    Continue com o trabalho perfeito...Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Como sou nova no universo bloguer e tem pouco tempo que acompanho seu blog,estou lendo todas as suas postagens antigas,quando acabar tenho certeza que meu blog ficará ótimo!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Juliana,
    até que tenho tentado usar algumas dessas dicas, já a bastante tempo, mas para quem têm pouco conhecimento fica uma coisa meio sem sentido...
    Claro que do ponto em que comecei já evolui muito, mas ainda sou bem "atolada" (expressão nordestina. Sou do Ceará!Imagine um carro preso na areia frouxa), mas até que já melhorei.
    Uso bastante o SEO.
    Questionadora

    ResponderExcluir
  14. Muito bom

    foi de bom proveito essas dicas

    vlw

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a dica, estou lendo vários posts do seu blog, aproveitando várias dicas.
    Excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Hi,

    Nice information on SEO. Check this on http://online-seo-information.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Bouas dicas

    ^^
    estou aproveitando toda
    ^^

    ResponderExcluir
  18. Boas dicas Juliana! Tenho um adendo a fazer: a quantidade de caracteres que o Blogspot permite para gerar uma url é de 39 sem espaços. E caso tenha espaços, a palavra que alcançar o 39º da url caractere é eliminada. Testado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Estou aprendendo muito com seu blog! Seu trabalho é excelente e ajuda muito os blogueiros iniciantes como eu. Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Olá!!
    Estou montando meu primeiro blog (para divulgar nosso trabalho) mas não consigo aparecer no google. Isso tem a ver com o fato de não ter o "www" no domínio?
    Agradeço se puder me ajudar.
    Obrigada!!
    Ah, suas dias são ótimas!!

    ResponderExcluir
  21. Caramba, muita coisa boa aqui! aprendi muito, parabêns pelo blog!

    ResponderExcluir
  22. Oi Juliana!
    Obrigada pelas dicas. Comecei há pouco tempo e desde o início visito seu blog para saber por onde começar e encontrar inspiração!
    Meu blog é mais relacionado a produtos e por isso acho um pouco mais difícil encontrar um conteúdo (texto) atrativo. Mas tenho me empenhado bastante!
    E vocês com certeza nos ajudam.
    Brigadão e parabéns pelo ranking!!

    ResponderExcluir
  23. criei meu blog ha pouco e estou apanhando ainda... mas graças a voces eu chegarei la

    ResponderExcluir
  24. De vez em quando venho parar ao seu blogue em pesquisas que faço no google, e de cada vez sinto sempre que um tempo bem empregue o que estive a ler as suas Dicas
    Parabéns, muito bom :)

    ResponderExcluir
  25. Olá juliana, estou lendo seu blog a algum tempo e estou gostando muito, pretendo seguir muitas das dicas aqui presentes.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Eu devia ter lido esse post antes de criar o meu blog, rsrs. As URLs estão um horror. Tem algum jeito de mudar a URL? De qualquer forma, a partir de hoje, farei como você disse. Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Jiyonni, você está lendo o Dicas Blogger inteiro? Muito legal, viu! Já começo bem ;)
    Infelizmente não tem como mudar as urls do Blogger.
    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Juliana, fiz meu blog a 3 dias, já segui as dicas que você deu para ele aparecer no google, mas mesmo assim ele nao aparece nem se eu colocar o endereço certinho na pesquisa. Normalmente demora para o blog ser reconhecido pelo google?
    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns!!!! Amei o teu site!!!

    To aproveitando muito as tuas dicas. Sempre quebrava a cabeça no blogspot.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Oi, VLW pelo post, muito interessante e me ajudou muito.
    http://mundohamster-x.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Obrigado pela dica Juliana sempre que coloco elas em pratica consigo obter bons resultados em meu blog
    parabéns

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Juliana,esse post me ajudou muito.
    Não entendia porque o titulo ficava também na URL
    Obrigada!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top