Configurações básicas do Blogger

Configurações básicas do Blogger

6 10 99
Configurações básicas do Blogger 10 6 99

Vamos começar uma série de posts para explicar como funcionam as configurações do painel do Blogger. É através do painel que escolhemos as principais funções do nosso blog e é de extrema importância conhecê-las e dominá-las.

Como o tema é complexo e precisa ser bem detalhado, ele ficará dividido em 4 posts. Hoje irei falar sobre duas dessas configurações: básico e publicação.

Quando entramos em nossa conta do Blogger, a primeira coisa que vemos é o painel com nosso perfil e com todos os blogs que administramos.

Tutorial Dicas Blogger. Todos os direitos reservados.

Para ter acesso às funções, precisamos escolher qual blog será configurado e depois clicar em configurações. Seremos então direcionados a uma outra página:Configurações do Blogger

Na primeira aba encontraremos as funções mais básicas do Blogger.

configurações básicas do Blogger

1.ferramentas do blog: usadas para salvar todos os posts (exportar blog), para restaurar posts (importar blog) ou mesmo para excluir um blog.

Como fazer backup dos posts no Blogger

2.título: local para colocar o nome do blog e pode ser alterado em qualquer época

3.descrição: é o local onde iremos descrever os objetivos do blog.

4.Adicionar o seu blog às nossas listagens? usado para configurar se o blog aparecerá ou não nas listagens do Blogger (recomendo marcar “sim”)

5.Permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu blog? marcar sim para que o blog possa ser encontrado pelos mecanismos de busca (recomendado)

6.Mostrar Edição rápida em seu blog? aqui dá para escolher se queremos editar as postagens diretamente das páginas já publicadas do blog. Essa função não está disponível para todos os blogs, mas existe uma forma de ativá-la:

 Inserindo o lápis de edição rápida de posts

7.Exibir o link Enviar esta postagem? permite o envio dos posts por email.

8.Conteúdo adulto? assinalar se o conteúdo é ou não somente para adultos

Em configurações globais, vamos escolher o tipo de editor de textos a ser utilizado – se o atualizado (com mais funções) ou o antigo (mais simples).

editor blogger atualizado editor blogger antigo

Teste os dois e escolha o que for melhor para suas habilidades e necessidades.

Na segunda aba encontraremos a opção publicação. Aqui iremos configurar o endereço que o nosso blog terá na internet – também chamado de domínio ou URL.

configurações de publicação do blogger

Todos os blogs criados no Blogger terminam com blogspot.com. Para retirar o subdomínio blogpsot.com, é preciso comprar um novo domínio e fazer uma configuração nesse mesmo local. Eu uso e recomendo o Uol Host para essa compra:

Dicas Blogger: Como registrar e configurar um domínio no Uol Host

No próximo post irei explicar como configurar os comentários no Blogger. Aguardem!

17 Comments
Comments
  1. o blogger é uma poderosa ferramenta, acredito ser até meio como, o controle remoto daqueles Video Cassetes, têm tanta função que ninguém usa tudo, ou melhor dizendo, não usa nada, só o básico. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Gosto desses seus artigos porque posso indica-los no Fórum do Blogger. A maioria dos meta-bloggers não se preocupam em escrever para os iniciantes.

    E é claro que eu também sempre aprendo alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Sempre tento ficar bem informada na questão de configurações do blog, porque pequenos detalhes podem atrapalhar futuras trocas de banners, seguidores, etc. Achei bem útil, principalmente a quem está começando.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, Ju!
    Por mais que saibamos de algumas coisas, reforçar o que pouco mexemos é importante para que conheçamos o nosso blog, o nosso companheiro do dia-a-dia.
    Super!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Juliana,

    você sabe; sou arroz de festa, rever é sempre bom, pois sempre escapa alguma coisa na ansiedade.

    []'s

    ResponderExcluir
  6. Ju, aqui pra mim não aparece essa opção de editar o link da postagem. É azar meu ou é porque ainda está em versão Beta?

    beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Juliana!
    Parabéns! Como é bom ler os seus artigos. Todos são super bem explicados.
    É uma pena que os usuários do Wordpress (tenho um blog lá também) não possuem o privilégio de contar com uma professora como você.
    Abs:)
    Sumy

    ResponderExcluir
  8. Acho interessantíssimo este blog e o que se aprende com ele.

    ResponderExcluir
  9. Adorei Juliana... Vou esperar as configurações dos comentários, estou com problema neste item.
    Valeu..Obrigado..Bjoss

    ResponderExcluir
  10. Eu estou usando o UOLhost e gostei muito. Valeupor mais uma dica.;)
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Querida Juliana, assim fica fácil usar a plataforma do(a) Google (blogger/blogspot), eu criei um blog lá e pretendo sempre vir aqui pegar suas dicas, que são ricas em detalhes facilitando nossa vida, parabéns pelas dicas.
    Estou começando na plataforma, e suas dicas tem me ajudado e ainda irão me ajudar, pois pretendo me aperfeiçoar para que o MBP - Meu Blog Pessoal fique muito bacana para os leitores e até quem sabe monetizá-lo.

    Saúde, paz e sucesso!
    Bjoks,
    Moura

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia!

    Localizei esse blog, através do GOOGLE.

    Sou uma pessoa normal...rs...com qualidades e defeitos. Gostaria muito de administrar um blog, com o intuito de compartilhar as minhas idéias, conhecimentos, entre outros.

    Dessa forma, com o curso, tenho certeza que irei ficar por dentro da rotina de um blog e certamente terei um blog de sucesso, em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  13. meu blog aparece o cupando pouco espaço da pagina. gostaria que ocupasse a tela inteira e não sei como fazer

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Juliana.O endereço do meu blog é http://wwwmyblogpinturaarte.blogspot.com/
    A minha dúvida é sobre as palavrinhas(lá embaixo):"Postagens mais antigas"...Em vários blogs encontro essas palavras em letras grandes e no meu estão pequeninas.Queria saber como coloco em letras grandes,para ficarem mais visíveis.Obrigada

    ResponderExcluir
  15. muito legal vou tentar melhorar meu blog com suas dicas obrigado beijos.........

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito q ajuda muitos iniciantes a melhorar o seu blog. :D

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top