Tutorial - como usar o Google Ad Manager

Tutorial - como usar o Google Ad Manager

6 10 99
Tutorial - como usar o Google Ad Manager 10 6 99

Tutorial Dicas Blogger. Todos os direitos reservados!

Problogger tranquilo pegando uma onda

O Google Ad Manager é um serviço para gerenciamento de publicidade online, que auxilia a vender, programar, fornecer e medir todas as suas vendas. Com ele, podemos descansar tranquilamente, enquanto os ganhos vão sendo computados e informados por email.

Até o momento, para usar esse serviço, é obrigatório possuir uma conta no AdSense.

Vou ensinar como criar um inventário para anúncios particulares e não para programas de afiliados específicos, mas acredito que o processo seja semelhante.

Leia atentamente o tutorial e faça muitos testes antes de passar a veicular os anúncios em seu blog ou site, pois configurar o Ad Manager é complicado; respire fundo e pegue um café.

Faça o login no site, usando seu nome e senha do AdSense. Você vai ser apresentado a um tutorial deles, mas podemos pular esta parte.

Clique em inventário e depois em novo espaço de anúncio. Pra este tutorial, eu criei um inventário para os anúncios que serão exibidos no cabeçalho do blog:

Tutorial Dicas Blogger. Todos os direitos reservados!

Nome do espaço: dê um nome ao seu espaço, sem usar caracteres especiais

Tamanho: escolha uma das opções

Janela: escolha blank se quiser que abra em nova janela

AdSense: marque esta opção se quiser intercalar seus anúncios com os do AdSense

 

Configure a seu gosto e salve. Você vai ser direcionado para sua página de inventários:

Página dos inventários

No exemplo acima, vemos o inventário que eu criei ontem e o novo (para o tutorial).

Na mesma página, clique em posicionamentos, para definir a posição do anúncio.

Posicionamento

Escolha a opção novo posicionamento, dê um nome, associe ao espaço criado anteriormente ( no caso “cabecalho”) e salve o novo posicionamento.

configuração

Clique na aba pedidos e depois em novo pedido de redes de anúncios. Dê um nome ao pedido (neste caso utilizei a palavra teste3), coloque seu ID, caso vá usar algum programa de afiliado e escolha a data de início e de término das exibições.

novo pedido

Em provedor, clique no campo em branco e escolha nova rede de anúncios; escreva o nome do anunciante e salve. Aprove seu novo pedido, clicando no botão aprovar.

aprovar pedido

Clique novamente na aba pedidos e depois, clique sobre o nome do pedido. Você será direcionado a uma nova página; escolha a opção novo item de linha.

novo item de linhaAqui nós vamos configurar o custo do anúncio. Caso você não tenha intimidade com valores de CPM, use o fornecido pelo AdSense, só pra começar. Adicione o posicionamento criado anteriormente, configure o país para exibição (eu sugiro deixar com está, pois tem brasileiros no mundo todo), frequência de exibição deste banner específico e salve

configurando os valoresNa página seguinte, clique sobre o nome do anúncio, para finalmente configurá-lo.

Na nova página, clique em fazer uplod de anúncios; dê um nome e escolha o tipo de imagem; faça o upload do banner, cole o link do anúncio e salve.escolhendo a imagem

Volte na aba inventário e clique em gerar exemplo de HTML. Adicione o anúncio recém-criado e clique no botão para gerar o código HTML.

O código vem dividido em duas partes: a primeira parte deve ser colocada no html do template, antes da tag </head> e a segunda, deve ser inserida na sidebar, em elementos de página> adicionar gadget>html/javascript. Funciona perfeitamente com o Blogger :D

inserindo o código no  Blogger

Para os usuários da plataforma Wordpress, indico os seguintes tutoriais:

Google Ad Manager: O que é? Para que serve? Como usar? (Carioca no Cerrado)

Gerencie a publicidade do seu blog com o Google Ad Manager (MestreSEO)

Para gerar os relatórios, clique na aba relatórios e depois em relatórios de pedidos. Caso queira enviar os dados para o anunciante, clique no botão salvar e compartilhar.

compartilhando relatórios

Como eu cobro um valor fixo e não em CPM, estou usando o Ad Manager para acompanhar o número de exibições de página e de cliques nos banners dos meus clientes e também para gerenciar o início e o término de uma determinada campanha.

Por favor, não surtem muito, pois eu já tinha avisado que usar esse serviço era complicado :P

16 Comments
Comments
  1. Gostei do tutorial.

    Há muito tempo que o Adsense não vinha me agradando então migrei pro UOL Afiliados. Achei que eles combinaram melhor com o template do meu blog. No meu outro blog eu uso Adsense.

    Seu tutorial será de grande ajuda.

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o tutorial valeu pela dica!!

    ResponderExcluir
  3. Complicadíssimo mesmo. Terei que me entupir de café! Vou precisar de muito tempo para digerir tudo isso.

    ResponderExcluir
  4. Excelente tutorial. Será de grande valia. Venho acompanhando este blog a pouco e tenho aprendido muito. Parabéns pelo serviço que oferece para tods nós.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o tutorial!
    o Google AdManager criou blog e twitter essa semana
    eu até postei em meu blog a noticia! (link)
    Eu uso ele e gosto muito, é bem útil :)
    Até!

    ResponderExcluir
  6. Ola, frequente tropeço nesse blog quando estou pesquisando dicas.
    Cuido de 2 blogs do trabalho masi um pessoal.
    Apesar de da liberdade do meu pessoal, ele ta com a cara quase do original XD ( aramaticomputeira.blogspot.com ), emquanto os profissionais tao bem... mechidos XD

    No trabalho, minha cruz é conseguir fazer a terceira coluna e deixala junto das outra (ela sempre vai para baixo, por masi espaço que tenha). A maioria dos blog q tenho visto por ai apenas dao um template com 3 colunas, a unica diferente que achei é mt boa, mas só funciona com template q tem o cabeçalho tipo titulo, no topo da pagina.
    No pessoal o frango é outro: eu sou contra a usura de links, mas para por meus 'indicados'-muitos- precisaria do codgo para por imagens/links/etc aleatórios que exiba um nume N de cada vez (e nao apenas um).
    Garanto que o blog de dicas que me ajudar a achar esse codigo tera seu lugar Fixo no meu blog ;) (quem sabe até no topo \o/)

    Obriga pela atensão (e pelo saco d ler um comentario enorme), qualquer coisa --> aramati.paz@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. cara so vc pra me ajudar, ja procurei na net toda e nao axei.

    eu fiz meu blog quase todo com base no seu site, peguei um template da net e fiz algums ajustes e ficou munto maneiro, so que percebi que ele nao aparece na pagina principal nem um link pra comentarios, tipo aquele balao que fica escrito (0 comentarios) entende?

    como eu adiciono? eu ja fui em configurar postagens e essa opçao esta marcada la mais msm assim nao aparece. por favor cara me ajuda ae to precisando muito eu queria que aparecece o numero de comentarios e a data da postagem que tbm nao aparece.

    meu email é jeanjonathafb@gmail.com

    eu upei o codigo do meu template caso queria analizar: http://cid-0b952c6f2aa4229c.skydrive.live.com/self.aspx/Nova%20pasta/template%20salvo%20dia%2023%20de%20julho.xml

    cara me ajude vc é minha ultima esperança

    ResponderExcluir
  8. Bem interessante essa ferramenta, acredito que sejá até melhor do que os programas de afiliados, com o tempo testarei

    ResponderExcluir
  9. Isso é mais uma daquelas ferramentas para o Google dominar o mundo(internet)! Teoria da Conspiração!

    ResponderExcluir
  10. boa dica vo testar aqui...

    ResponderExcluir
  11. Isso era o que eu estava procurando para o meu ainda em gestação blog. Tenho lido várias postagens sobre SEO e monetização de blogs, e gerado minhas próprias teorias e idéias. Para por tudo em prática, realmente precisava de uma ferramenta que gerenciasse os anúncios para mim. A minha teoria é que pouco eficiente apresentar sempre os mesmos anúncios. Encher a página com vários anúncios diferentes também não está nos meus planos, afinal ninguém visita um blog para ler propaganda! Pelo que eu entendi essa ferramenta possibilita exatamente isso.

    ResponderExcluir
  12. muito legal o tópico, não conhecia, até estava pensando em colocar uma propagando particular de venda no meu blog, mas não sabia como fornecer dados agregados ao cliente. Obrigado e continue no sucesso. eu li sua matéria de problogger, quem sabe no final do ano você também não está com mais de 3 digitos. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  13. Tem que pagar para usar este serviço juliana?

    ResponderExcluir
  14. Você ainda está utilizando o Ad-Manager para gerenciar a publicidade ?

    Eu sempre começo a testar e configurar, mas eh muito complicado, acabo desanimando.

    Abr

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top