Páginas estáticas no Blogger sem data

Páginas estáticas no Blogger sem data

6 10 99
Páginas estáticas no Blogger sem data 10 6 99

Faz muito tempo que eu uso páginas estáticas aqui no blog. O que seria isso? São aquelas páginas usadas como links da home page: contato, about me, parcerias e etc.

Para criar uma página assim é muito fácil. Basta escrever um post e escolher uma data antiga para a publicação. No editor de textos do Blogger, existe a opção data e hora de postagem – configure a seu gosto e pronto. Em uma página estática não há necessidade de comentários, então esses poderão ficar desabilitados.

data e hora

O chato do procedimento acima é que a data ficará aparecendo. Caso a gente queira atualizar alguma das páginas estáticas, vai ficar uma coisa bem esquizofrênica: uma data super antiga para um texto atual. Um exemplo disso é o link sobre ou about me. Vamos supor que resolvemos colocar a nossa idade em um post com data de de 2 anos atrás. Na hora de atualizar a idade, a data continuará a mesma.

image[28]x

Em 2007 eu tinha 37 anos e não 38, como aparece no post

Para resolver essa questão, devemos retirar a data. Depois de muito quebrar a cabeça, pedi ajuda no Twitter e recebi o presente do querido Cidão - o link de um hack! Mas atenção: o hack só irá funcionar em posts com os comentários desabilitados.

comentários desabilitados

Entre no html do template, faça um backup, marque a caixa expandir modelos de widgets e procure (Crtl+F) por:

<b:if cond='data:post.dateHeader'>
<h2 class='date-header'><data:post.dateHeader/></h2>
</b:if>

Substitua por:

<b:if cond='data:post.allowComments'>
<h2 class='date-header'><data:post.dateHeader/></h2>
</b:if>

Com isso, todos os posts que estiverem com os comentários desabilitados aparecerão sem a data. Vejam o meu novo About, clicando aqui.

Aproveito para dizer, que eu acho muito importante o about me. Eu não gosto de chegar em um blog e não conseguir descobrir quem é que está por de trás do texto e sobre qual é o tema do blog. Falarei mais sobre isso em um próximo post. Por enquanto, fiquem com as palavras da Nospheratt – a primeira blogueira a dar dicas sobre o Blogger:

Todo, absolutamente todo blog precisa ter uma página dessas. Não ter uma página que conte quem você é e que explique de quê trata seu blog significa um desperdício de oportunidades dos mais variados tipos; desde conquistar um novo leitor, até ser convidado para um projeto bacana.

Se você não tem um, vai criá-lo agora. Se você já tem um, vai fazer uma avaliação dele e fazer as modificações necessárias - e pode apostar que há modificações necessárias para fazer.

50 Comments
Comments
  1. Interessante, somos quase vizinhos.
    Eu moro em Pouso Alegre.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava a procura disso, vi no twitter que você tinha conseguido a dica e fiquei esperando por o link lá pra eu conferir.

    ;)

    ResponderExcluir
  3. hi friend! nice blog U got here..would U mind if we xlinks? pls let me know..tnx =)

    ResponderExcluir
  4. Outra Otima dica Juliana Parabens!!!

    ResponderExcluir
  5. Não tinha implantado as páginas estáticas ainda porque a data ficava aparecendo, agora elas serão devidamente implantadas.

    Nice job!!

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. novamente muitO obrigadoo...aproveitar para expressar que fiquei encantadoo com o seu "about me" ... muito bacana mesmooo...

    permita-me lhe perguntar... vc já leu o livro "O Futuro da Humanidade", Augusto Cury. é um belo enredo que em vários quadros aborda temáticas à respeito de psiquiatras e psicólogos...Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
  7. OLa Juliana....
    estou com um problema parecido...em todas as minhas postagens não aparecem a data, desde que mudei o meu template que as postagens ficaram sem as datas....onde que eu posso habilitar no html???
    ....ah e tambem estou sem o controle dos comentarios...não consigo apagar, você poderia me ajudar??

    ResponderExcluir
  8. O hack que eu esperava há muito tempo. Obrigado por compartilhar conosco.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. José, quem me dera ainda morar por aí!

    jsdigital,pode usar que dá certo!

    gil, i dont speak english but thanks.

    Gabriel, obrigada!

    Fábio, have a nice day!

    Lucas, muito obrigada!
    Eu já ouvi falar desse livro, mas ainda não li.

    olhardofuturo,
    que tal trocar de template?

    Wallace, eu não guardo nada prá mim.
    Tudo que aprendo, jogo no blog.
    Compartilhar é tudo.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Juliana e todos os leitores! =-]

    Boa dica! Também acho muito importantes o "sobre mim" e o "sobre o blog".

    Quanto às data, lá no meu blog eu fiz uma solução bem mais "rústica", rs: desabilitei a data de todas as postagens, daí nas postagens normais eu digito a data correspondente.

    Um abraço,
    Vinícius

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!!!! Finalmente essa dica! Beijão e parabéns!

    ResponderExcluir
  12. desde que comprei meu domínio queria fazer isso!!! Muito boa dica, parabéns, adoro seu blog e já aprendi coisas bem legais aqui!
    agora vou correndo fazer meu "About Me" confesso que só usava o perfil d blog porque a data ali em cima das páginas estáticas...

    Valeu!bjks

    ResponderExcluir
  13. Como mencionou "cafemate", como faço para implantar as páginas estáticas? Dessa forma vai fazer mais sentido colocar a minha BIO numa outra aba.

    ResponderExcluir
  14. Por um momento pensei que vc estava falando da URL --'

    isso ai é besteira :x

    basta colocar

    um
    display:none; e fim de papo XD

    ResponderExcluir
  15. GAMA, você poderia fazer um tutorial prá gente?
    Eu tentei este método, mas não consegui.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Amei essa dica! Já coloquei no meu blog.
    Agora só tem que tirar o postado por e a navegação. Até sei como faz, mas sou burra e não acho os códigos correspondentes.
    Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  17. Após tanta ênfase, inclui um "sobre" para mim e outro para meu blog.

    Se puder dar uma passadinha lá para que eu me sinta seguro sobre ter feito bem, agradeço muito.

    Optei por abrir a coluna lateral com os botões em vez de um menu horizontal.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Juliana, estou começando e tenho na maioria das vezes as dicasblogger do blog. Esta é mais uma que com certeza vou usar estava mesmo precisando.
    Muito legal e obrigado pela bloggerdica.
    coloquei um link do Dicas no meu blog, ele é simples ainda, espero que goste.
    Obrigado pra valer.

    ResponderExcluir
  19. amei esse post! tava tentando criar as paginas estaticas, obrigada! :D

    ResponderExcluir
  20. < style >.date-header{ display:none; }< / style >

    eu coloco isso ai para que a data não apareça embora eu não use a data na maioria dos blogs

    ResponderExcluir
  21. Juliana, quando eu ia começar a procurar isso, você postou...obrigado.
    Otton

    ResponderExcluir
  22. Juliana,eu fiz tudo certinho,mas queria que a página estática não aparecesse no meio das outras postagens.Como faço para torná-la apenas um link?

    ResponderExcluir
  23. obrigado pela dica vou usar no meu.

    ResponderExcluir
  24. Muito boa a dica, já apliquei no meu blog e funcionou perfeitamente.

    Parabéns pelo belo trabalho!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Juliana,
    mas é inacreditavel a variedade de soluções que vc tras com suas Dicas!
    Deus te abençoe!
    Bjs

    Questionadora

    ResponderExcluir
  26. Quando eu li esse post, eu vislumbrei a solução para o meu problema. Por as páginas estáticas com data antiga foi uma solução genial. Apenas acho que não vou usar a solução de desabilitar os comentários, pois também não quero que essas páginas apareçam no meu histórico. Lendo a documentação do blogger, além da tag data:post.allowComments, há também a tag data:post.timestamp. O timestamp indica, pelo que eu entendi, a data de publicação, então pus todas as minhas páginas estáticas no dia primeiro de janeiro de 2008, às 00:00. O timestamp ficou igual 2008-01-01T00:00:00-02:00:00. Acho que dessa forma deve ficar fácil retirar os posts de páginas estáticas do histórico. Ainda não testei, se conseguir, pode deixar que eu aviso.

    ResponderExcluir
  27. Juliana, gracas a tua ajuda consegui criar paginas estaticas no meu blog. No entanto, tem uma coisa que esta me incomodando um pouco. Primeiro, a data da postagem esta visivel em todos os posts sem excecao. O outro fato e que estou tentando descobrir como eu faria para eliminar todos os gadgets das paginas estaticas, inclusive os anuncios, e ficar apenas com a informacao que eu postei assim como na pagina "sobre" do Dicas Blogger. se voce puder pelo menos acender uma luz no fim do tunel ja esta de bom tamanho. De qualquer forma fico muito grato por tudo. aramintas couto

    ResponderExcluir
  28. Infelizmente não consegui... o que será que estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
  29. Ótima dica!
    Mas faltou uma coisa... como faço para tirar o Postado por Richard às 00h??
    e Os Posts Relacionados?

    ResponderExcluir
  30. Eu entendi como criar, mas, onde pego o link da página estática? onde fica? pq não posso publicar, certo?
    só salvo?

    ResponderExcluir
  31. @Richard Plácido
    Creio que você pode editar seu 'Layout das Postagens' e remover essa informação sem maiores problemas, uma vez que você possui duas datas em cada Post: uma no topo e uma no rodapé.
    Já que com o hack indicado pela Juliana você remove apenas aquelas que estão no TOPO das postagens que você NÃO permitiu comentários, todas as demais continuarão datadas normamelmente no TOPO.

    ResponderExcluir
  32. testado e funcionando

    Obrigado mais uma vez

    Abraço

    ResponderExcluir
  33. Testei e funcionou. Muito boa dica.
    Por um momento, não quis desabilitar os comentários. Então cheguei a pensar no absurdo de resolver pela gambiarra. Colocar uma data surreal, nos anos 1920, 1930. Assim, o leitor saberia que não postei naquela época. Por outro lado, ia confundir mais ainda a cabeça dele!

    De qualquer maneira, me parece que o Blogger não aceitou tal alteração.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  34. Procurei muito por isso ... enfim, encontrei!

    Obgd por compartilhar a dica.

    ResponderExcluir
  35. então só mudou o .dateHeader'> pelo .allowComments'> né???
    obrigada, você tem me ajudado demais!!!

    ResponderExcluir
  36. Juliana, eu vi que na sua seção "Sobre", os comandos "postagens recentes" e "postagens antigas" (que, aqui no blog são "Seguinte" e "<<") ficam ocultos. Como faço isso?

    Muito obrigado, me ajudou demais!

    ResponderExcluir
  37. Tenho a mesma dúvida do João, mas uma certeza: não haverá resposta :(

    ResponderExcluir
  38. João não teria como eu te explicar, nem mesmo em um post pois varia de template pra template

    ResponderExcluir
  39. No meu blog não consegui localizar, uso um template do btemplates. Será que existe alguma formatação similar?

    ResponderExcluir
  40. ótimo tutorial, funcionou direitinho, porém, nas postagens ainda aparece a hora em que o post foi publicado, alguém pode me falar como resolver esse problema? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  41. Wow! Arrasou!? Procurei que nem uma condenaada sobre como tirar data do post, etc, mas não sabia que chamava página estática!? Deu certinho, perfeito!!! *-*

    xoxo

    ResponderExcluir
  42. Uma coisa que eu percebii, é que essa alteração esconde a data de posts em um mesmo dia. :/ Não tem como mostrar a data dos posts feitos no mesmo dia e ocultar as datas de posts pra páginas estáticas?????

    ResponderExcluir
  43. Oie ótima dica, agora no meu template só aparece a hora do post, tem como tirar também?

    ResponderExcluir
  44. Muito obrigada pela dica!

    Funcionou direitinho!

    ResponderExcluir
  45. Estava procurando como tirar a data de uma página fixa do meu site e seu post foi de excelente ajuda! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  46. Olá , O que preciso fazer para que tudo que posto nas páginas estáticas apareça na primeira página do blog também ? Ou será que tem outro local para postar ao invés das paginas estáticas ?

    ResponderExcluir
  47. Olá Juliana, muito bom seu blog. Parabéns!

    Sei que a dica é bem antiga, porem como todas suas dicas, é extremamente funcional. Mas tentei essa e mais outras dicas até mesmo de sites "gringos" mas não consigo tirar as datas das minha paginas estáticas :(

    Antes da ultima mudança no Blogger eu criei uma e publiquei sem nome, dai deu certo e ficou sem data e sem nome, mas agora esse método não dá mais certo.
    Primeiro que para publicar é obrigado por um nome na pagina e com isso automaticamente já entra a data de brinde. Ou se usar um macete dando espaço no lugar do nome até que publica mas ao digitar alguma coisa na pagina logo aparece a maldita data...

    Ajuda esse pobre aspirante-a-blogueiro vai? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcio

      Tem uma outra opção, que estou usando aqui no DB, na página "anuncie"

      http://www.dicasblogger.com.br/2010/02/paginas-estaticas-com-css.html

      Abraços

      Excluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top